quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E/OU PERSONAL TREINER, QUEM É?

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E/OU PERSONAL TREINER, QUEM É?
O Profissional de Educação Física, é um dos mais importantes no mundo moderno, porque estimula as pessoas a praticar o movimento que é a característica da vida.
No momento em que vivemos, com os avanços tecnológicos e a modernidade, o estilo de vida moderno, promove um progressivo crescimento da obesidade e das doenças causadas pelo sedentarismo, que é a maior causa de morte em todo o mundo e no Brasil não é diferente, o sedentarismo mata mais que a fome. Segundo a revista Saúde é Vital e várias pesquisas no meio científico. As doenças coronarianas são as que mais matam, mas podem ser evitadas, basta apenas que incluia no seu estilo devida, Exercícios Físicos Regulares e orientados por profissionais capacitados e habilitados. Existem na sociedade pessoas que se dizem profissionais ou Personal Treines, mas na verdade são ex-atletas, ex-marombeiro, ex-lutador ou ex-praticante de alguma Atividade Física, e quer ministrar aulas de alguma atividade Física. Vendo que a procura no mercado por profissionais de Educação Física está crescendo tentam tirar proveito de sua vivência prática, e do retorno financeiro que esse serviço dá. Está realizando essa prática de forma ilegal. Quem se enquadra nessa oportunidade de negócio, é o Profissional de Educação Física especializado na prescrição e acompanhamento de exercícios físicos, responsável pela elaboração dos programas de atividades físicas, direcionadas às condições físicas de cada um, e às suas expectativas de uma forma individualizada e objetiva. O perigo aparece quando algumas pessoas, na maioria leiga, como ex-atletas, ou dançarinos carismáticos, começam a atuar como Personal, sem ter a qualificação necessária para isso. Você entraria num consultório sabendo que o "médico" não é formado? Você se trataria num dentista que não é registrado em seu conselho?
E quem é o Profissional de Educação Física?É o profissional com especialidade em prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da Educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos clientes. Deve-se ainda observar a Legislação pertinente e o Código de Ética Profissional, sujeito à fiscalização em suas intervenções no exercício profissional pelo Sistema CONFEF/CREFs.Este profissional atua em indivíduos com diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais, de uma forma individualizada, utilizando avaliações físicas, prescrição e orientações de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais, recreacionais, e de treinamento e promoção da saúde, além da escolha das melhores condições para a prática de atividades físicas e do controle da duração, freqüência, intensidade e velocidade de execução. Nas reavaliações, deve estimular e mensurar a eficiência do programa proposto e quantificar a melhora da aptidão física e dos objetivos almejados pelo cliente. Como localizar um profissional adequado?
Não fique constrangida em exigir sua carteira ou registro no Conselho Regional de Educação Física, redigindo um contrato de prestação de serviços, definindo todos os termos entre as partes, pois além de ser um direito seu, disto depende sua saúde visto que se o profissional for realmente graduado e qualificado, este o responderá sem receio e com prazer.
Cuidado, um Personal Trainer (Professor de Educação Física) não pode prescrever ou "orientar" dietas, indicar ou prescrever suplementos alimentares, a menos que tenha outra graduação de nutrição. Caso o faça, poderá ser enquadrado no exercício ilegal da profissão, crime tipificado no código penal. Pra terminar, qual o preço justo pelo seu serviço?
Esse é um problema enfrentado tanto pelo profissional quanto pelo cliente que buscam esse serviço. Para o cliente, quanto deve valer a satisfação pela realização de seus objetivos, o atendimento e acompanhamento exclusivos, a comodidade na escolha de locais, modalidades e horários, e a motivação do profissional?
Já para o profissional, quanto vale a graduação em Educação Física, o tempo dedicado exclusivamente a um cliente, a adequação do Personal aos horários e a rotina do cliente, a experiência e o Know-How do profissional, a complexidade e a dificuldade do serviço a ser prestado, o fato de se tratar de clientes eventuais, temporários ou permanentes, ou os valores médios praticados pelo mercado em trabalhos semelhantes?Depois de toda essa análise, fica complicado chegar a uma resposta, porém é importantíssimo que, antes de começarmos a negociar o preço do serviço, devemos encontrar o profissional que realmente mereça esse esforço...

Francisco Castro Nunes
Profissional de Educação Física
Especialista em Exercício Físico na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.
CREF. Nº. 000111 – G/AC
E-mail: f.castronunes@terra.com.br


Bibliografia: Prof. Rafael do Rosário Gorla,
Coordenador de Desenvolvimento Físico e Esportivo/Recreação SESC/MT.CREF:007682-G/PR

Um comentário:

Anônimo disse...

não conseguir entender nada por mais que vou enfrentar uma multidão de pessoas me olhando só para fala desse mané