quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

EDUAÇÃO FÍSICA E ESPORTE NA ATUALIDADE

Francisco Castro Nunes *

Educação física e esporte na atualidade
Considerada como um importante fator na vida dos indivíduos, a Educação Física contribui para a melhoria da saúde da população, e constitui um compromisso primordial do Profissional de Educação Física.
Na 1ª Conferencia Nacional de Atividade Física para a Saúde, realizada em 17 de maio de 2004, em Brasília (DF). Exaltaram a relevante importância dos conhecimentos técnicos e científicos do profissional graduado de Educação Física para a difusão dos ensinamentos na área do esporte.
Em Assembléia Geral a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2005 como o “Ano Internacional do Esporte e da Educação Física”. A resolução considera o papel da Educação Física e do esporte como meio de promoção da educação, saúde, desenvolvimento e paz. O documento destaca ainda dentre outros, a promoção de desenvolvimento humano através da Educação física e do esporte, por meio de seus programas para os países. Neste documento, os Ministros de todos os países em Assembléia Geral, expressaram o compromisso em assegurar que o papel da Educação Física e do esporte seja reconhecido e desenvolvido em sua plenitude. A Educação Física e o esporte Constituem em instrumentos primordiais não apenas em termo de saúde e desenvolvimento físico, mas também para a aquisição de valores necessários para a coesão social e o diálogo intercultural.
O documento convida as instituições a promoverem a Educação Física e o esporte para todos, convida ainda os povos a trabalharem coletivamente, de forma que o esporte e a Educação Física possam oferecer oportunidades no sentido que haja solidariedade, cooperação e promoção da cultura, paz, igualdade social, diálogo e a harmonia.
O reconhecimento da contribuição do esporte e da Educação Física para o desenvolvimento econômico e social, bem como a construção e restauração de estruturas esportivas também fazem parte da resolução.
O documento incentiva os governos e o sistema das Nações Unidas a procurarem encontrar maneiras novas e inovadoras para se usar o esporte para a comunicão e mobilização social, principalmente a nível nacional, regional e local, para elaborar um “código de prática sadia”.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 70% das doenças estão ligadas ao estilo ao de vida. Uma mudança de hábitos poderia trazer uma economia de 50% do que se gasta para combater as doenças crônicas relacionadas ao sedentarismo. Assim, a prática de Exercícios Físicos aparece como uma das principais alternativas para aqueles que vivem o ritmo da vida moderna, e querem ter uma boa saúde.
O Profissional de Educação Física deve ser o promotor desta conscientização. Responsável por adaptar a Atividade Física a cada pessoa, sua contribuição é decisiva no processo de saúde e bem-estar da população. As academias estão sendo consideradas hoje, como Centros Multiplicadores de saúde. E num futuro bem próximo, os governos, ao invés de construírem postos de saúde (que eu chamo de posto de doenças), construirá Academias Populares. As pessoas vão deixar de pagar “plano de saúde” (que eu considero plano de doença), para pagar uma Academia. Pois assim estarão investindo em saúde.
O Exercício Físico torna o dia-a-dia mais prazeroso, é um fator determinante para uma mudança de hábitos. Estas mudanças também ocorrem no emocional, revertendo quadros depressivos e elevando auto-estima. O Exercício Físico é o fator primordial para a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar, na atualidade. Desde que praticado de forma correta com orientação de um Profissional.
ALGUNS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO
. Aumenta a eficiência do coração, melhorando a circulação do sangue.. Melhora a oxigenação das células e do organismo como um todo.. É fator determinante para normalizar a pressão arterial. Pude comprovar isto em uma pesquisa.. Melhora a respiração, tornando-a mais eficiente e revitalizando os pulmões.. Fortalece músculos, ossos e ligamentos.. Contribui para melhorar a digestão e o funcionamento intestinal.. Aumenta resistência e evita a fadiga.. Regulariza o sistema glandular.. Melhora a capacidade mental e a memória.. Diminui a gordura corporal e o excesso de colesterol.. Melhora o sono.. Retarda o envelhecimento.. Estimula a produção de substancia responsável pelo bem-estar.. Evita o estresse e a depressão.
Estes benefícios só serão conquistados se os exercícios forem orientados por Profissionais de Educação Física habilitado. O Exercício mal orientado pode causar danos aos indivíduos.
Os Exercícios físicos e os esportes só podem ser orientados, dinamizados e ministrados por profissionais habilitados e capacitados, só assim, terá efeito positivo, garantindo a sociedade um serviço de qualidade e eficaz, promovendo saúde e bem-estar geral a população.
“Temos que reservar um tempo para os Exercícios Físicos,Ou no futuro teremos tempo para as doenças”. Dr. Cooper.
Profissional de Educação FísicaEspecialista em “Atividade Física na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”.
RG. CREF Nº. 000111-G/AC
E-mail: f.castronunes@uol.com.br
6832322805

Nenhum comentário: