sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: VIVA A VIDA

O dia 1º de Setembro é comemorado em todo Brasil o dia do profissional de Educação Física. O profissional de Educação Física representa a vida, pois uma das caracteristicas da vida é o movimento. após a regulamentação em 1998, a profissão teve muitos avanços, mutiplicou-se os estudos científicos na área e a importância para a formação de uma sociedade saudável. Estamos incluídos no Programa Saúde da Família -PSF, no Núcleo de Apoio a saúde da Família -NASF, Pois é o profissional que realmente contribui para a promoção e manutenção da Saúde, ajudando a prevenir as doenças que mais aflinge a humanidade. É um dos profissionais da área da Saúde que mais contribui na melhoria da Qualidade de vida, Promoção e manutenção da saúde, e bem estar da população.
Vamos aprender um pouquinho da História da Educação Física

Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
  • Um breve resumo da história da Educação Física:
    CHINA
    – Como a Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 a.C. lá na China. Certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.
  • ÍNDIA - No começo do primeiro milênio, os Exercícios Físicos eram tidos como uma doutrina por causa das "leis de Manu", uma espécie de código civil, político, social e religioso. Eram indispensáveis às necessidades militares além do caráter fisiológico. Buda atribuía aos exercícios o caminho da energia física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para a suprema felicidade do Nirvana, (no budismo, estado de ausência total de sofrimento).O Yoga, tem suas origens na mesma época retratando os exercícios ginásticos no livro "Yajur Veda" que além de um aprofundamento da Medicina, ensinava manobras massoterápicas e técnicas de respirar.
  • JAPÃO - A história do desenvolvimento das civilizações sempre esbarra na importância dada à Educação Física, quase sempre ligados aos fundamentos médicos-higiênicos, fisiológicos, morais, religiosos e guerreiros. A civilização japonesa também tem sua história ligada ao mar devido à posição geográfica além das práticas guerreiras feudais: os samurais.

  • EGITO - Dentre os costumes egípcios estavam os exercícios Gímmicos revelados nas pinturas das paredes das tumbas.A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas tais como: equilíbrio, força, flexibilidade e resistência. Já usavam, embora rudimentares, materiais de apoio tais como tronco de árvores, pesos e lanças.

  • GRÉCIA - Sem dúvida nenhuma a civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi a grega através da sua cultura. Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais e da música. "Na música a simplicidade torna a alma sábia; na ginástica dá saúde ao corpo" Sócrates. É de Platão o conceito de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente.

  • ROMA - A derrota militar da Grécia para Roma, não impediu a invasão cultural grega nos romanos que combatiam a nudez da ginástica. Sendo assim, a atividade física era destinada às práticas militares. A célebre frase "Mens Sana in Corpore Sano" de Juvenal vem desse período romano.

  • No BRASIL dos anos 60 começou a ser implantada nas poucas academias pelos professores da A. C. M. ganhando cada vez mais adeptos nos anos 70 sempre com inovações fundamentadas na ciência.

  • Brasil República - Essa foi uma época onde começou a profissionalização da Educação Física. As políticas públicas - Até os anos 60, o processo ficou limitado ao desenvolvimento das estruturas organizacionais e administrativas específicas tais como: Divisão de Educação Física e o Conselho Nacional de Desportos. Os anos 70, marcado pela ditadura militar, a Educação Física era usada, não para fins educativos, mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e níveis de ensino voltado para os esportes de alto rendimento. Nos anos 80 a Educação Física vive uma crise existencial à procura de propósitos voltados à sociedade. No esporte de alto rendimento a mudança nas estruturas de poder e os incentivos fiscais deram origem aos patrocínios e empresas podendo contratar atletas funcionários fazendo surgir uma boa geração de campeões das equipes Atlântica Boa Vista, Bradesco, Pirelli entre outras.

  • Nos anos 90 o esporte passa a ser visto como meio de promoção à saúde acessível a todos manifestada de três formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance. A Educação Física finalmente regulamentada é de fato e de direito uma profissão a qual compete mediar e conduzir todo o processo.

A Educação Física é uma das profissões que mais cresce no país e no mundo. Tanto nos estudos Científicos quanto em termos de reconhecimento, importância e necessidades para a vida moderna. O Exercício Físico e o Esporte representam hoje a vida, a saúde e a qualidade de vida.
Depois de sua regulamentação em 1º de setembro de 1998, lei Nº. 9696/98. Que cria o conselho Federal e Regional de Educação Física. Tais entidades foram criadas em defesa da sociedade para fiscalizar e assegurar serviços de qualidade, e profissionais capacitados. O estatuto do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, preceitua que o profissional de Educação Física deve estar preparado para prestar serviços de qualidade à sociedade, precisa mostrar conhecimento Técnico, Científico, Pedagógico e teórico-prático. Mostrar que sabe, e sabe fazer bem feito.
Os avanços Tecnológicos causou o aumento do sedentarismo trazendo com ele o aumento da incidência da obesidade Diabetes mellitus, hipertensão Arterial e outros. Hoje sabemos que isso não é somente um problema estético, e sim uma patologia.
As principais causas de mortes no país são doenças do coração que podem ser evitadas e/ou revertidas com uma simples mudança de hábitos, a prática regular de Exercício Físico orientada por profissionais Capacitados e habilitados. O Globo Repórter, programa da rede Globo advertiu sobre os perigos do exercício físico sem orientação, mostrando os riscos da prática de Atividade
Física sem prescrição e acompanhamento de um Profissional de Educação Física.

"Ta de mau humor? Faça exercício que passa".

Francisco Castro Nunes

Profissional de Educação Física

Especialista em Exercício Físico na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

5 comentários:

Anônimo disse...

Prof. Castro.

Primeiramente parabéns pelo seu dia, dia do Profissional de Educação Física.....

Parabéns pela pessoa competente que você é, por tudo que você faz para enriquecer sua profissão, pelo trabalho que você sempre procura aprimorar em prol do seu semelhante, e, eu que o diga.

Derrepente sou suspeito para falar em face de eu ser seu amigo e pelo apoio que tenho recebido de você com relação a minha filha, mas não é não, você é uma pessoa íntegra que tudo que procura fazer, sempre o faz prol de quem precisa de melhor qualidade de vida.

Acho que o Brasil precisa de mais profissionais iguais a você, que vê acima de tudo executar a profissão com dignidade.

Parabéns por tudo, Felicidades.

Abs.

Aliz de Castro Lambiazzi disse...

Prof. Castro, tudo bem? Estou passando para parabenizá-lo pelo Dia do Profissional de Educação Física! Muito sucesso e reconhecimento nessa trajetória tão linda e importante pra todo mundo.

Beijos

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...

Simei, agradeço muito pela consideração. estou muito grato.
Que deus lhe abencçoe muito.

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...

Aliz, fico feliz pela homenagem. um grande abraço.

patrick leon disse...

Parabéns Castro a você e a todos os profissionais de educação fisica do Brasil,esse trabalho que é de grand eimportância para o desenvolvimento do Brasil,pode m até achar que eu estou exagerando,mais é a pura realidade,um pais sedentario não cresce.
E um pais que da mais valor a educação fisica ao seu povo evolui mais,a prova é tanta que hoje em dia as empresas estão apostando nos profissionais de educação fisica em suas empresas,em muitas empresas do sul e sudeste 3 vezes por semana antes do trabalho os funcionarios fazem execicios,e a tarde tambem,isso é concerteza uma tendencia para o futuro.

abraços a você Castro e a todos os leitores do seu blog.

Patrick Leon