sábado, 2 de janeiro de 2010

James Gomes governa com o povo e enfrenta primeiro ano usando criatividade e muito trabalho


A simplicidade que faz a diferença. Em um ano de administração James Gomes sai do caos e entra na era de realizações, transformando as dificuldades em desafios para deixar a cidade de Senador Guiomar como ela merece: bonita e promissora.

Ao concluir seu primeiro ano de governo, o prefeito de Senador Guiomard James Gomes, concedeu entrevista ao ac24horas e falou de vários assuntos abordados durante 2009. Uma conversa franca e aberta que evidenciou, embora novo (tem apenas 29 anos) o jovem prefeito do Quinari se revela um homem maduro e apaixonado pelo que faz. "Ninguém se candidata a um cargo como de prefeito sem ter amor e carinho pela sua população. A não ser que queira ter 4 anos de dor de cabeça e raiva gratuitamente", disse James durante a entrevista.
Sempre sereno e tranqüilo, James Gomes tratou de vários assuntos que poderiam ser considerados tabu (como o processo por improbidade administrativa), sem perder a calma ou alterar o tom de voz. Seu semblante alterou-se apenas quando começou a falar sobre os projetos desenvolvidos durante o ano, considerados pelo prefeito como vitórias. "Tivemos inúmeros problemas neste primeiro ano, mas cada conquista alcançada era considerada uma vitória, pois o cenário era caótico em todos seus ângulos (crise financeira mundial, redução do repasse do FPM, dívidas). Mesmo assim, estamos entrando em 2010 com mais empenho e garra!", afirmou, conservando o olhar sonhador.

Avaliação de 2009
Ao assumir a Prefeitura de Senador Guiomard, após uma eleição onde todos o consideravam um louco e vencer com folga, principalmente na zona rural, o novo prefeito e sua equipe foram assimilando a Administração Pública aos poucos, tendo-se em vista que não houve período de transição. Em algumas secretarias, não havia sequer computador para os funcionários trabalharem. Foi preciso muita paciência e controle da situação para atender uma população ansiosa por mudança e servidores públicos aguardando melhorias de forma imediata. Com o mote de campanha "valorizando o ser humano", a principal preocupação de toda equipe era garantir o respeito e a valorização de cada pessoa do município. De imediato foi realizada uma "faxina geral" na cidade, sem limpeza pública por mais de um mês. Devido o acúmulo de lixo nas ruas, ratos infestaram escolas, prédios públicos e logradouros. Foi necessário realizar de forma emergencial uma desratização.
Outro mutirão realizado no inicio da administração foi a reforma das escolas, principalmente da zona rural. Em algumas, devido o abandono, o mato tomava conta das salas de aula. Na grande maioria não havia caixa d'água e foi necessário realizar compra imediata de reservatórios, bombas d'água e encanamento hidráulico. "E todo este trabalho era feito embaixo de chuva, durante o mês de janeiro, com o esforço da equipe da prefeitura, precisando empurrar carro, andar em carro de boi. Além de material de construção ainda levávamos a merenda escolar e material didático, para garantir o início do ano letivo, com qualidade para nossos estudantes", relembra James. Nos postos de saúde faltava medicamento e algumas localidades estavam sem cobertura de atendimento médico. "Atualmente oferecemos remédios que antes não existiam nos postos e centros de saúde e equipes médicas atendem regularmente - cumprindo escala - a área rural", informou.
O financeiro da prefeitura também foi causa de preocupação do executivo. Fornecedores da gestão anterior batendo à porta em busca de pagamento, várias atividades para ser realizadas a toque de caixa e 13 restrições no SIAFI (o equivalente ao SPC da pessoa física), que impediam o município de receber convênios. Era preciso manter o funcionamento da administração e ao mesmo tempo quitar débitos, garantir contrapartidas para receber máquinas pesadas necessárias nos trabalhos programados para o ano. "Para isto tivemos que cortar na carne, realizando demissões, cortes de prestadores de serviços e redução no salário do prefeito e da vice e todo secretariado em 30%, se não tivéssemos feito isto na época certa teríamos comprometido, inclusive o 13º do funcionalismo", acrescentou James. Durante 2009 os servidores receberam no último dia do mês e, em dezembro, o 13º foi pago dia 21 e o pagamento creditado na conta dia 30.

Valorização do servidor público
Paralelo a todas as dificuldades enfrentadas, conta James Gomes que foi preciso trabalhar em prol da comunidade e dos servidores públicos. Um levantamento minucioso da situação dos funcionários foi realizado e constatou-se que muitos tinham direito a licença-prêmio, férias, quinquênio, aposentadoria, pagamento do FGTS de antigos servidores (de 76 a 92 não foi recolhido o Fundo de Garantia). "A prefeitura contratou uma pessoa para realizar os cálculos necessários, isto no início do ano, e agora em dezembro começaram os pagamentos do FGTS para antigos servidores", informou o prefeito.
Na seqüência houve a negociação com os profissionais em Educação. Além da data-base, havia a Lei 11.738 que determinava o piso nacional dos professores de nível médio. Após várias reuniões entre equipe da Prefeitura e comissão do SINTEAC, chegou-se ao consenso de reajuste de 5%, pagos em duas vezes. "Houve quem nos criticasse achando pouco o índice de reajuste, mas fomos o único município a conceder aumento à categoria, através de diálogo franco e honesto com os representantes dos profissionais de educação. Nem mesmo a capital ofereceu reajuste. E o mais importante, fechamos acordo e cumprimos com nossa palavra!", frisou Gomes.
E ainda houve a contratação de professores, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, merendeiras, vigias, assistente social entre outros profissionais chamados pelo concurso que estava em vigor até dezembro de 2009. "Todas estas ações oneraram o caixa da prefeitura. Em comparação a 2008, nossa despesa com pessoal aumentou em 21%", acrescentou o prefeito.

Respeito ao cidadão
Desde o início do governo James Gomes uma prática tem sido constante. O atendimento às pessoas do município. Nos primeiros meses, toda sexta-feira foi dedicada ao atendimento ao público, sem restrições ou agendamentos. Com a chegada do verão e as visitas à zona rural, o atendimento às sextas foi extinto, mas o prefeito permaneceu acessível ao público.
Preocupado com o homem do campo, James Gomes mantém contato permanente com associações rurais e cooperativas, recebendo-os em seu gabinete ou indo pessoalmente aos ramais. Localidades como o "Ramal dos Esquecidos", na estrada de Boca do Acre ou Oco do Mundo (último ramal de Senador Guiomard sentido Porto Velho), receberam a visita do prefeito. "No ramal dos Esquecidos, segundo a comunidade, nunca um político havia estado no local, nem em época de campanha. Encontrei por lá até carroça atolada", disse James Gomes.
A cidade também foi motivo de cuidados especiais. Em agosto entrou em execução o programa Quinari Iluminado, com a meta de colocar iluminação em todos os bairros da cidade. "E alcançamos esta meta agora em dezembro. Todos os bairros do Quinari têm iluminação pública e ainda possuem coleta de lixo regular". E a limpeza pública não se restringe à cidade. A Bonal (BR 364), vila Nova Aldeia (BR 364) e Vila Pia (BR 317) também são atendidas pela coleta de lixo quinzenal.
Mesmo em meio à crise, a prefeitura realizou ainda a reforma de um posto na cidade (Posto Maria do Socorro - na Avenida Castelo Branco) e reforma e ampliação de posto na zona rural (Posto Antonio de Castro no ramal Santa Maria), com recursos próprios.

Programa Prefeitura na Comunidade
Idealizado pelo prefeito James Gomes para atender a população rural, o Prefeitura na Comunidade é realizado mensalmente em áreas distantes do município. Em cada visita funcionários municipais e voluntários (caso das manicures, pedicures e cabeleireiras) realizam atendimentos diversos: atendimento médico, odontológico, preventivo de câncer do colo do útero, vacinação, distribuição de preservativos, palestras com dentistas, emissão de carteira profissional, alistamento militar, fotos para documentos, atendimentos do Bolsa Família, manicure, pedicure, corte de cabelo masculino e feminino, recreação, lazer, esporte, etc.
Em seis meses de realização, o programa esteve em localidades como: Oco do Mundo, Bonal, Vila Pia, Nova Aldeia, BR 317 KM 75 e Ramal Santa Maria. Realizando 635 consultas médicas, 170 atendimentos odontológicos, 1.600 distribuições de kits odontológicos, 9.135 medicações, 193 cortes de cabelo masculino e feminino, 121 manicure e pedicure, 59 atendimentos do Bolsa Família e 240 atividades recreativas com crianças atendidas pelo PETI (Programa de Erradicação do trabalho infantil).
Em cada local visitado, a equipe de coordenação do programa verifica as necessidades locais para atendimento específico. No ramal Santa Maria, por exemplo, foi observada a existência do posto de saúde Antonio de castro, construído há 10 anos durante o governo Manoel Gomes, e que estava desativado há anos. A prefeitura reformou e ampliou o local que será utilizado para os atendimentos médicos e, ainda, para o laboratório da FUNASA, com exames de malária.

Obras realizadas
O esforço do Governo James Gomes foi concentrado na recuperação de ramais localizados no PA Limeira. "Fomos beneficiados com 20 milhões de reais de emenda de bancada através do INCRA e administrada pelo Governo do Estado. Todo o PAD Peixoto está previsto para receber melhorias nesta área com trabalho a ser realizado pelo Deracre. Enquanto isto fizemos um planejamento para recuperar áreas que não fazem parte do Peixoto", informou James. Com este planejamento houve a recuperação de 80 quilômetros de ramais (BEC, Calango, São Jose, Gadelha, São Domingos e Galiléia), além da construção de 02 pontes (sendo uma com recursos próprios e outra com a colaboração da comunidade). Além da instalação de bueiras e piçarramento em outras áreas.

Processo por improbidade administrativa
Em maio, tanto o Prefeito James Gomes quanto a Prefeitura de Senador Guiomard foram notificados pela Justiça para responder processo, acusados pelo Ministério Público de improbidade administrativa. Segundo a Promotoria de Justiça, o processo licitatório que contratou uma empresa para prestação de serviços diversos, dentre eles contratação de garis entre outros profissionais, estava repleto de falhas graves. No decorrer do processo a Justiça acatou pedido para suspensão do contrato, quando houve a demissão em massa de vários funcionários. "Foi um momento muito difícil para todos nós. Reunir todos aqueles pais de família, pessoas simples, humildes e não poder dar-lhes qualquer tipo de esperança, pois estávamos respondendo processo. Foi muito triste para todos nós que vivenciamos aquele momento", falou James. Sem garis, foi preciso trabalhar com uma equipe reduzidíssima e garantir a limpeza no Quinari. Em novembro, no Tribunal de Justiça, o caso foi julgado e, por unanimidade, Prefeitura e Prefeito foram absolvidos da acusação de improbidade administrativa.
Atualmente a Prefeitura conta com prestadores de serviço realizando a limpeza pública, até a formalização de outro processo licitatório.
"Ganhar na Justiça esta causa foi para todos nós um alívio, uma constatação que estávamos certos. Mas todo processo judicial é desgastante. Estamos voltando aos poucos à normalidade. Felizmente esta acusação (de improbidade administrativa) só nos trouxe prejuízo financeiro, pois como tivemos que quebrar o contrato, pagamos por isto. Mas por tratarmos com honestidade as pessoas envolvidas, mantivemos o respeito de todos", informou o prefeito.

Fim de ano
Passada toda a turbulência de 2009, havendo inclusive a necessidade de troca de secretários para o melhor desenvolvimento das atividades planejadas, o prefeito James Gomes insistiu que havia a necessidade de encerrar o ano em grande estilo. Convocou a sua equipe e elaborou um mês inteiro de festividades, das quais fez questão de participar pessoalmente. Logo no início de dezembro, acompanhado do Papai Noel, percorreu a cidade convidando a população para a abertura das festividades natalinas. Na praça da cidade foi montada uma feira de artesanato, com a participação das artesãs guiomarenses, houve festa religiosa e dia 22 de dezembro, o prefeito James Gomes entregou seis mil brinquedos às crianças da cidade, com direito a brinquedos de graça e atração musical.
"Nem tudo foi resolvido, mas conseguimos muito neste ano de inúmeras dificuldades. E para completar ainda vamos oferecer à cidade um Réveillon com banda local (forró do Catolé na praça Fontenele de Castro) e queima de fogos. Minha cidade e meu povo merece", disse James.
Ao final da entrevista ac24horas perguntou: - Prefeito, qual a nota que o senhor dá à sua administração em 2009?
James Gomes respondeu:- 8,5! Estive na quinta-feira (30) reunido com meu secretariado. Foram horas de reunião, cada um fazendo sua avaliação e observando pontos que podem ser melhorados em 2010. Digamos que foi uma "lavagem de roupa suja". A eles pedi a avaliação do nosso primeiro ano. Houve até um 10, considerado honesto pelos demais, tendo-se em vista as dificuldades que todos enfrentaram durante o ano e conseguiram superar. Ao recapitular o ano e após ouvir minha equipe fiz minha própria avaliação e, creio, que 8,5 é a nossa média final. Com certeza para aqueles que não se sentiram beneficiados com alguma medida ou foram surpreendidos por alguma atitude antidemocrática, mas necessária ao bom andamento do nosso projeto para o Quinari, acreditam que a nossa nota é a pior possível. Mas tenho a confiança que procurei ter a decisão certa, no intuito de acertar. Se aconteceram erros foi na intenção verdadeira de fazer o melhor e, estes erros, servirão de exemplo para 2010. Com a permissão de Deus, daqui três anos a avaliação do povo do Quinari dirá se estou certo ou errado.
Projetos aprovados para 2010
* Reforma do estádio Municipal
* Construção de 39 casas populares
* Pavimentação de ruas
* Construção de centro de ensino infantil
* Aquisição de implementos agrícolas
* Maquinário para implantação de fábrica de amendoim e de vassouras
* Aquisição de equipamentos
* Verbas para promoção de eventos culturais e esportivos
Convênios recebidos em 2009
* 01 trator
* 01 coletor de lixo
* 01 pá carregadeira
* 02 caminhões truck
* 02 tratores e 02 grades aradoras
* 01 caminhão toco
* 01 trator de esteira
Da redação de ac24horasRio Branco, Acre

2 comentários:

patrick leon disse...

1°parte
O AC 24 horas escreveu isso?foi bem o Carioca!!!

Más é isso ai o trabalho aos poucos começa a aparecer más temos que ter a certeza que a crise do capitalismo não influenciara no modo do James Gomes governar.

O mundo se encontra em crise graças ao capitalismo que não conseguiu sustentar toda a sua pose de dominador do mundo e em 2008 chegou ao seu limite e frente a isso estava James Gomes assumindo a prefeitura do Quinari com uma transição mal elaborada por administradores passados.

Graças a crise do capitalismo os repasses a prefeitura receberam cortes e isso propiciou uma péssima administração em 2009.

Más os mercados internacionais apresentam índices positivos e principalmente o mercado nacional apresenta otimos índices,graças a uma política econômica focada em uma boa administração da nossa economia no governo Lula.

Apesar da crise financeira nos Emirados Árabes o governo federal garantiu que ela não afetara o Brasil e logo então não afetara o Quinari.

2010 Promete ser um ano melhor para a administração James Gomes pelo fato de ser ano de eleição e os parlamentares estão dispostos a fazer "médias" no interior e então essa é a hora de aproveitar e receber emendas e convênios de todos os lados.

A especulação da candidatura de Marina Silva a presidente faz com que o Acre fique mais visado no cenário político nacional e o Quinari ganha mais espaço,com isso toda a nossa região fica mais propicia a novas vitórias e novos avanços seja no campo financeiro como social.

O ingresso da Venezuela no MERCOSUL ira propiciar a toda região norte novos campos,novos nichos de mercados e com tudo isso a nossa região ira também ser beneficiada,como principal saída para o Pacifico iremos ter novos investimentos empresarias como também investimentos dos governos estadual e federal.

A duplicação da estrada que liga Rio Branco a Senador Guiomard é a prova que nossa região ira se desenvolver cada vez mais e mais.

O governo da floresta investe cada vez mais no Quinari pois sabe que aqui é uma cidade com forte potencial para o crescimento tanto econômico como social.

Então neste cenário de mudanças globais se encontra o Quinari e com isso temos a certeza de mudanças,2012 dizem que o mundo vai acabar,mais os mais otimistas dizem que em 2012 o mundo ira sofrer uma grande mudança e isso também ira beneficiar o Brasil.

patrick leon disse...

2°parte
Vamos para 2010 com a certeza de mudanças.

O Brasil ira confiante para a copa do mundo,os nossos adversários são um pouco desconhecidos para nós.

Portugal já é nosso freguês.
Más a Costa do Marfim campeão da África é uma seleção pouco conhecida e que merece respeito.

A Korea do Norte um pais fechado com uma seleção mais fechada ainda,promete surpresas.

Mais devemos saber que o Brasil é Brasil e Korea do Norte é Korea do Norte.

A copa promete muito dinheiro movimentando o Quinari e com isso a cidade só ganha.

A passagem de ano"não vou escrever (reveion)porque não sei se esta certo"
foi um sucesso com a final do canta Quinari e com apresentações musicais,com o forro do catolé e banda de Rio Branco.

Mais a grande atração não foi a queima de fogos,não foi os cantores,não foi o James e nem menos os sacolões distribuídos.

A grande atração foi o bolo de 10 METROS e isso foi bom.

Eu particularmente gostei muito do bolo e o povo também.

E com isso 2010 começou em grande estilo.

Este ano estava na praça na hora da virada e ano passado também,más ano passado não tinha nada na praça a não ser o povo.

Este ano estava tudo animado com musica,bolo,bolo e mais bolo.

A segurança deixou a desejar,apesar de ter uns policiais de Rio Branco,más foi muito pouco.

Aqui no mínimo seria necessário 100 policiais e hoje a cidade conta com pouco mais de 20 policiais.

A sinceridade é uma qualidade notável e um defeito inescrupuloso.

Más Castro não compactuou com o titulo da matéria,James não governou totalmente com povo.

Apesar dos mutirões de limpeza do prefeitura na comu e troca de lâmpadas,más esse primeiro ano não foi direto com o povo.

Más ele apareceu sempre nos bairros e principalmente na zona rural e isso contou uns pontinhos para ele.

Más diferentemente de gestões passadas em que não priorizaram a iluminação pública essa priorizou essa atitude.

Concluo com uma frase:

"O AMANHÃ É INACREDITAVEL"
Patrick Leon