domingo, 31 de janeiro de 2010

HIPERTENSÃO ARTERIAL E OBESIDADE

Olá amigos leitores do portal Quinarí, hoje estou abordando um tema que é a principal causa de morte em todo mundo a Hipertensão Arterial e a Obesidade. O que é mais intrigante é que pode ser evitadas através de um método simples e econômico, incorporando em seus dia-a-dia, exercícios físicos regulares.
O tema Hipertensão Arterial e Obesidade foram estudados por mim em uma pesquisa científica denominada Hipertensão e Atividade Física, que tinha como objetivo principal verificar os efeitos dos Exercícios Físicos em pessoas hipertensas. Neste estudo foi comprovado que os Exercícios Físicos são mais eficientes e eficazes no controle da pressão arterial, se forem aplicados de forma correta e com orientação profissional, pois causam o mesmo efeito dos anti-hipertensivos, causa uma vasodilatação, tem efeito beta-bloqueador, melhora o retorno venoso e a circulação, oferecendo várias vantagens: o paciente não sofre com os efeitos colaterais dos remédios anti-hipertensivos, melhora sua disposição para o trabalho e o funcionamento global do organismo humano, eleva a auto-estima e conseqüentemente a qualidade de vida. Alem de tudo isso, a economia que produzirá aos cofres públicos são incalculáveis, pois os mesmos não precisarão tomar os medicamentos do programa HIPERDIA (hipertensão e diabetes).
Então se percebe que se os governos investirem em Atividade Física e Esporte promoverão saúde, estilo de vida saudável, uma população mais forte e mais inteligente e não gastará com doenças e internação. Os exercícios Físicos são os principais meios para evitar e reverter a obesidade e as doenças coronarianas. Se alguém estiver com dúvidas quanto a isso pode me procurar. Abaixo está o email e meu nome.
Leia abaixo parte de um artigo de um colega o professor Dr. Newton Nunes, onde ele enfatiza o perigo da hipertensão associada à obesidade.A obesidade que é caracterizada como o acúmulo excessivo da gordura corporal, e mais especificamente, a obesidade central (ou abdominal) que é caracterizada como o acúmulo excessivo de tecido adiposo na região abdominal, é talvez o maior fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão. Além disso, a hipertensão em indivíduos obesos é normalmente complicada pela presença de outros fatores metabólicos que estão comumente associados à obesidade, como a dislipidemia (aumento anormal da taxa de lipídios no sangue), hiperinsulinemia (A hiperinsulinemia é o aumento da secreção de insulina pelo organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem, entre outras, a função de disponibilizar o uso de glicose pelos tecidos). e tolerância a glicose reduzida. O aumento da prevalência da hipertensão ocorre em indivíduos obesos, além de a obesidade ser um importante fator preditor de doenças cardiovasculares, aumentando a morbidade e mortalidade. Isso pode ocorrer em parte devido a alterações no sistema renina-angiotensina (RAS) e no sistema nervoso simpático (SNS). O ganho excessivo de peso corporal está associado com o aumento da retenção de sódio e expansão do volume extra celular, fatores determinantes para aumento da pressão arterial. Isso pode está associado à elevação da atividade da renina plasmática, do angiotensinogênio plasmático, da atividade da enzima conversora de angiotensina (ECA) e da concentração plasmática de angiotensina 2.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro!

O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
Obrigado!

Ministério da Saúde