domingo, 17 de janeiro de 2010

Com as academias de ginásticas lotadas em janeiro, saiba como garantir que a malhação dure o ano todo

No início de ano, quando as promessas de vida mais saudável e de eliminação dos quilos acumulados nos últimos invernos incentivam o ingresso em massa nas academias, entra em cena uma verdadeira leva de “clientes iniciantes”.
Especialistas de vários locais do Brasil, além de traçar um perfil de quem dar as caras neste período, apontam quais são os principais erros dos novatos que culminam em desistência e frustração.
Em linhas gerais, o “malhador de janeiro” está na faixa etária de 20 a 50 anos, ensaiou por anos – sem sucesso – a estréia na academia e quer o resultado imediato, de preferência já ao final dos primeiros 50 minutos de treino. “Costumo dizer que o ingressante de janeiro quer um milagre e não realmente fazer academia”, define como primeiro erro o presidente do Conselho Nacional de Educação Física, Jorge Steinhildel.
O fato da estética, inicialmente, encabeçar o ranking de preocupações dos ingressantes novatos é sempre um problema, alerta o educador físico Wilmar dos Santos Villas, gerente e coordenador da Companhia Athlética – academia com sede em diversos Estados brasileiros.“Os primeiros resultados demoram, no mínimo, oito semanas para aparecer. Não adianta querer perder tudo de uma vez.
Não pensa também no tempo que precisa destinar à atividade e geralmente é surpreendida pela falta de tempo para o exercício.
“São essas surpresas que, por vezes, fazem as pessoas desistirem já em março, sem desfrutar dos benefícios dos exercícios”.
Ao mesmo tempo em que a “espécie” nasce no início do ano, contam eles, costuma entrar em extinção antes de terminar abril. Isso, garantem, seria evitado com mais planejamento e mais acesso às informações sobre os benefícios da malhação prolongada. Entre eles estão a melhora do humor e a prevenção de doenças.Segundo Areza Gomes, gerente geral da academia Prócorpo, de Salvador, é preciso lembrar que a decisão de malhar tomada em período de férias vai ter de conviver com o estresse do trabalho quando o tempo de descanso acabar. “Por isso alertamos para as pessoas que ingressam em janeiro com o propósito de adquirir qualidade de vida. A academia ajuda inclusive a melhorar o nervosismo do trabalho” conclui.
por Fernanda Aranda

Nenhum comentário: