domingo, 10 de janeiro de 2010

ALGUNS SETORES PÚBLICOS AINDA DISCRIMINAM O ESPORTE


Na ultima sexta feira sofri uma fratura praticando Esporte. Fui ao hospital do Quinarí, que é de atendimento de Urgência e Emergência, Fui bem atendido pelo pessoal que faz os primeiros atendimentos e fiquei esperando o médico para dar o encaminhamento, que chegou logo depois e passou uma medicação e disse que eu iria ficar esperando, quando chegar outro caso de urgência eu encaminho a ambulância, “não posso encaminhar só você, ainda mais porque o trauma sofrido foi jogando bola” praticando esporte. Fiquei intrigado, será que o sistema de saúde do nosso estado, ou esse médico considera esporte uma prática ilícita e prejudicial? Porque esse preconceito com a minha profissão? Senti-me ofendido.
Se chegar alguém com trauma sofrido por causa de violência, roubo, acidente de trânsito por imprudência, ou assalto será logo encaminhado, mas se for praticando Esporte, uma atividade que promove e mantém a saúde, previne as doenças que mais matam no mundo; que melhora a qualidade de vida fortalece músculos e ossos, combate a obesidade e o sedentarismo, favorece a paz e a amizade e etc., será atendido com restrição.
É por isso que o sistema de saúde no Brasil não funciona, as agências que deveriam promover a saúde pregam uma cultura da doença, discriminam e excluem práticas saudáveis. Parece que tem alguém que lucra com a doença.
Isso leva as pessoas a pensarem que o esporte é uma coisa ruim e não querer praticá-lo, pois se sofrerem alguma lesão serão discriminado no hospital na hora do encaminhamento médico.É necessário que se crie a cultura da saúde, pois refletirá diretamente em menos gastos do governo e uma população mais saudável.

Nenhum comentário: