segunda-feira, 23 de novembro de 2009

OBESIDADE: UMA EPIDEMIA QUE CRECE NO MUNDO TODO

A Revista veja do dia 11 de novembro de 2009, publicou uma reportagem com o título: A VIDA MUITO ACIMA DA MÉDIA retratando os preconceitos e sofrimentos que passam uma pessoa obesa. Na verdade são muitos, presenciei alguns tipos de preconceito contra os obesos dentro do ônibus. As pessoas falarem: “tomara que essa gorda não sente do meu lado, porque eu não vou poder nem me mexer”. Outras como piadas e apelidos de mau gosto. Na Escócia um casal obeso perdeu a guarda dos sete filhos. Por estarem todos acima do peso.
Os males causados pela obesidade são inúmeros, vão desde desconforto a males psíquicos. Causar câncer, diabetes, problemas coronarianos, pulmonares, depressão, estresse e outros.
A obesidade atinge de forma praticamente uniforme todos os países da região com índices médios de 18% em todas as faixas etárias e em ambos os sexos. Uma pesquisa do Ministério da Saúde divulgou em outubro deste ano, que os Brasileiros estão mais obesos.
O método para tratamento é variado, mas o mais adequado e eficaz é incluir uma combinação de dieta, Exercícios Físicos, orientados por profissionais capacitados e uma mudança de comportamento.
É importante lembrar que nossas crianças estão cada vez mais gordas, temos que evitar a obesidade na infância, uma criança obesa tem grande chance de se tornar um adulto obeso, se não criar um estilo de vida ativo e uma alimentação equilibrada. É necessário que as mães sejam informadas sobre os males da obesidade e os fatores de risco para doenças degenerativas. Conheço pessoas que tem filhos obesos que dizem que isto aconteceu simplesmente por falta de informação, por ter uma cultura que gordura é saúde. Mas a obesidade mata mais que a fome. Por isso é necessário que isto seja trabalhado com as famílias e na escola, desde o primeiro ano. Devemos também criar um estilo de vida ativo, pois o mundo moderno está cada vez mais sedentário devido os avanços tecnológicos e as facilidades de acesso a estes.
As maiorias das pessoas culpam o excesso de calorias dos alimentos, pela causa da obesidade, mais isto não é verdade. Engordamos por não gastar as calorias consumidas. Apenas deixando de comer, não lhe trará resultados significativos, e pode causar prejuízos ao organismo humano. Não conheço ninguém que seja magro e saudável apenas por ter feito restrição de alimentos. Ou alguém que emagreceu e ficou magro apenas com regime e ou com remédios.
Todos podem ser magros, precisam apenas encontrar a maneira certa para conseguir isto. Precisamos conhecer o nosso corpo, ter uma intimidade maior para saber como ele funciona e em que velocidade ele funciona. É assim que se inicia um programa de Exercício Físico para Emagrecimento. Não adianta pegar pesado na malhação, temos que respeitar os limites do corpo. A Fisiologia do Exercício e uma disciplina que explica tudo isto. Quem quer emagrecer precisa procurar ajuda de um Profissional de Educação Física, que tenha conhecimento sobre esta área, e que seja habilitado, Registrado no CREF.

Francisco Castro Nunes
Profissional de Educação Física

Especialista em Exercício Físico na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Nenhum comentário: