segunda-feira, 11 de maio de 2009

A FARSA DAS DIETAS - PERCA PESO E NÃO ENCONTRE

Desde 1980, o número de obesos dobrou: hoje são 400 milhões no planeta. São 43% dos brasileiros acima do peso, e 1 em cada 4 está ou estiveram recentemente de regime. Na verdade, não há segredo para emagrecer. E também não há milagre: não vamos entregar uma fórmula de como secar em 5 semanas. Mas não vamos dizer que tudo é relativo: dá, sim, para saber como controlar o peso. A principal novidade é que discutir qual é a melhor dieta é bobagem. Para a maioria de nós, nenhuma delas funciona. Entenda o porquê.
Cortar calorias de uma hora para outra é roubada: além de o organismo começar a poupá-las, fica preparado para engordar rapidamente assim que você caia em tentação.
A grande novidade no mundo das dietas não é nenhum regime revolucionário. É a publicação, no New Eng/andJoumal ofMedicine dos resultados do maior experimento já feito na área, coordenado pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard. Eles estudaram 811 pessoas com sobrepeso e as dividiram em grupos que, ao longo de dois anos, adotaram 4 dietas diferentes - todas eram balanceadas e saudáveis, mas diferiam nas porcentagens de proteína, carboidrato e gordura Ao fim do programa, os seguidores dos 4 planos perderam a mesma média de peso: 4 quilos.
Conclusão? Não importa o que você coma o que emagrece é ingerir menos calorias. Aliás, dietas malucas podem até engordar. O primeiro inimigo é seu próprio corpo, que age contra a dieta logo que os resultados aparecem. Quanto mais radical ela for, mais ele contra-ataca. Alógica: seu organismo não sabe a diferença entre a decisão de comer menos e fome involuntária. Para ele, se há uma constante perda de peso, sua vida está em risco. E trata de guardar energia.
Acredita-se que seja saudável perder de 5 a 10% do seu peso em 6 meses - para alguém de 60 quilos, no máximo 1 quilo por mês. Se ainda precisar emagrecer, deve primeiro manter esse peso por 6 meses, para depois investir em nova perda de peso. Como fazer isso? Aprendendo a comer menos e melhor, e tendo uma vida mais ativa, isto é, fazendo Exercícios Físicos. Como se viu no estudo de Harvard, a receita é simples.
O que não significa que seja fácil. Claro, a gente engorda por comer demais e se mexer de menos, mas também porque temos uma oferta cada vez maior de comida à nossa disposição e uma vida mais sedentária.
Justamente por se tratar de uma questão ambiental, a nova tendência das políticas públicas de combate à obesidade é abandonar o foco no indivíduo e criar ações coletivas.
No norte da França, as cidades de Fleurbaix e Laventie provaram que funciona. Em 12 anos, com mais áreas públicas para Esporte e orientação familiar, a obesidade entre crianças caiu a 8,8%, menos da metade da taxa de cidades vizinhas.
Emagrecer é simples e não é fácil. Mas não é impossível.
Seus pneus só precisam de um empurrão firme para rodar.
Você já aprendeu que as dietas radicais não funcionam. E que imaginar o emagrecimento como um processo de duas etapas separadas - a perda de peso e a manutenção do peso - é auto-engano. As duas são a mesma coisa: você precisa ter sucesso na decisão de comer menos e gastar mais calorias sempre. E, para que isso aconteça e dure, é preciso que você entre num processo constante e paulatino de mudança de hábitos alimentares e de Atividade Física, para emagrecer devagar.
Ta estressado? faz exercício que passa.
Resumo da revista super interessante do mês de maio de 2009.

5 comentários:

o melhor do quinari a gente mostra!!! disse...

olá castro passei aqui para te deixar um abraço e te desejar felicidades.
e gostaria de deixar meu comentario sobre a matéria.
as pessoas estão buscando perder peso com estes remédios quimicos,a solução para a perda de peso está em uma alimentação saudavel e a pratica de um bom exercicio fisico.
abraços e sucessos.
quinarinoar.blogspot.com

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...

Valeu! meu Amigo Patrick, voce realmente, é um garoto muito inteligente. gosto das suas intrvenções, é muito coerente. você terá muito sucesso, se Deus quizer. Que ele lhe abençoe muito.
um abraço!

Flamel disse...

e ísso aí, muito bom mesmo!

Aliz de Castro Lambiazzi **jornALIZta** disse...

Eu adorei o seu blog. Te vi nos comentários do Simei, meu amigão, e fiquei curiosa. Você coloca as coisas de forma muito clara e franca, e isso é muito importante, principalmente para quem está gordinho e é sedentário. Eu sou gordinha e não consigo me acertar com dietas, elas me deixam maluca e de mau humor. Da forma como você colocou, entendi como funciona e senti que, se perder peso dentro dessa orientação, será de forma definitiva.
Muito legal! Parabéns pelo seu trabalho, mas mais ainda pelo comprometimento, pela forma como se envolve, com amor e responsabilidade, é isso que falta a muitos profissionais e brasileiros. Sou assim com o meu jornalismo, embora isso não seja muito reconhecido. Mas não desito da luta nunca, assim como você.
Beijos

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...

Aliz, fico muito contente com a sua participação neste blog, vi muitos comentário no blog do simei, vejo que é uma pessoa bem informada e de muita competência. seja bem vinda, quero aprender com você. sempre que puderes faça um comentário, não apenas para elogiar mas para colocar seu ponto de vista, ou fazer críticas, não me aborreço.
um abraço Castro.