terça-feira, 19 de maio de 2009

Precisando resolver um problema? Então mexa-se


Resolvendo problemas com o corpo
Cientistas descobriram que movimentar o corpo - balançar os braços, por exemplo - ajuda as pessoas a resolver problemas. A pesquisa, feita por psicólogos da Universidade de Illinois (EUA), foi publicada na revista Psychonomic Bulletin & Review.
"Nossos movimentos coordenados estão mudando a forma como as pessoas pensam," diz o professor Alejandro Lleras. "Em outras palavras, dirigindo a forma como as pessoas mexem seus corpos nós estamos também dirigindo a forma como elas pensam sobre um problema."
Ajudando o outro a resolver problemas
Mesmo depois de resolverem o problema, quase nenhum dos participantes tinha consciência de qualquer conexão entre a atividade física da qual eles haviam participado e a solução que eles encontraram para o problema proposto durante o experimento.
"Os resultados são interessantes tanto porque o movimento corporal pode afetar os pensamentos de ordem mais elevada - a forma de pensar complexa necessária para resolver problemas difíceis - quanto porque esse efeito ocorre quando outra pessoa está dirigindo os movimentos da pessoa que está tentando resolver o problema," afirma Llera.
Cognição corporal
A descoberta oferece novas informações sobre o que os pesquisadores estão chamando de "cognição corporal", que descreve a conexão entre o corpo e a mente durante o aprendizado.
"As pessoas tendem a achar que suas mentes localizam-se em seus cérebros, lidando com abstrações conceituais, totalmente desconectadas de seus corpos," diz o pesquisador.
"Esse campo emergente de pesquisas é fascinante porque ele está demonstrando como nosso corpo é parte da nossa mente de forma muito forte. A forma como pensamos é afetada pelo nosso corpo e, de fato, nós podemos usar nossos corpos para nos ajudar a pensar."
Segundo Lleras, pesquisas anteriores envolvendo a cognição corporal já demonstraram que os movimentos físicos podem ajudar no aprendizado e na memória ou podem alterar as altitudes e percepções que as pessoas têm quando se defrontam com determinada informação.
Resolução inconsciente de problemas
As pesquisas na área já demonstraram que controlar a atenção ou o movimento dos olhos de uma pessoa em padrões específicos pode ajudar na solução de problemas complexos. Mas este é o primeiro estudo que comprova que os movimentos corporais guiam o processamento cognitivo de alta ordem, sem que os participantes tenham consciência.
"Nós vemos isto como uma nova janela realmente importante para o entendimento da complexidade dos pensamentos humanos. Eu penso que a mensagem a ser passada é a seguinte: Se você está travado tentando resolver um problema difícil, dê uma parada. Vá fazer alguma outra coisa. Isso irá garantir que, na próxima vez que você pensar naquele problema você irá literalmente abordá-lo com uma mente diferente. E isso pode ajudar," concluir Lleras.
fonte: educaçãofisica.com.br - Diário da saúde

5 comentários:

o melhor do quinari a gente mostra!!! disse...

é castro agora esta comprovado.

Anônimo disse...

é Castro, muito interessante isto, mostra que o corpo é um prolongamento do cérebro, como estudei na faculdade. o Globe Reporter de sexta mostrou que para ter uma boa memória, é necessário faxer exercício físico.
Parabens pela matéria, isto ajuda as pessoas a criarem uma motivação para a atividade física, e tornarem-se mais saudáveis.

SIMEI DE ALMEIDA disse...

Castro:

Meu querido amigo, quando ao seu comentário no meu blog, eu tinha desistido de escrever "artigos e crônicas" que muito me agrada. Mas alguns amigos que me acompanham me fez rever minha decisão. Pode ver na postagem anterior que você até postou um comentário.

Castro, as vezes acho que eu incomodo as pessoas e até mesmo meus amigos e pessoas de minha própria casa pela minha forma de pensar, (políticamente falando)mas não vou mudar. Tenho minha coerência e sempre a defenderei.

Amigos a família esta acima de tudo, mas nem sempre é recíproco. Enfrento resistência dentro de minha própria casa. Acho que uma pessoa não pode ser julgada somente pelo que serve, tem que ser ser respeitado num todo. Lamento por pessoas bem próxima de mim, não haver cumplicidade no diálogo, preferem obedecer ou respeitar. Não quero respeito e nem obediência, quero o meu direito de pensar e defender minha visão ou meu ponto de vista sem revanchismo. As vezes a gente acha amigos de fora para troca de idéias e opiniões com denominador comum ou não, e não tem dentro do próprio conviveu.

Pois é meu amigo, me visite no meu blog quantas vezes quizer, será sempre uma honra. Não precisa concordar com o que penso sobre o Lula.

Abraços.

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...

Amigo Simei, é uma honra receber seu comentário em meu blog.
visitarei sempre seu blog.
Não temos que desanimar por as pessoas não concordarem com a gente, é um direito que todos tem de discordar, tambem não vamos desanimar com as críticas, vamos fazer delas um sinal de alerta ou alarme, para nos deixar sempre atento.
um grande abraço.

Anônimo disse...

Castro, eu estava lendo uma reportagem em uma revista sobre psicologia, e a mesma afirma que um dos fatores para se ter felicidades, é praticar exercícios físicos. é interessante como o exercício contribui em todos os aspectos para uma vida melhor.
Eduardo