quarta-feira, 27 de maio de 2009

DIRETRIZES PARA AÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS

A nossoa Educação Física, agora pode melhorar muito se isto for posto em prática.
Veja o que foi aprovado no Seminário:
Educação Física e Esporte Escolar: da formação à competição.
A democratização do acesso à educação impõe a colaboração recíproca entre governos, instituições formadoras, entidades responsáveis pelo exercício profissional e sociedade em geral, objetivando intervir positivamente para o êxito do processo ensino-aprendizagem, condição fundamental para qualificar a educação.
A Educação Física e o Esporte Escolar são espaços privilegiados para o exercício da cidadania à medida que proporcionam uma formação qualificada pela emancipação do ser humano, que resulta na construção de uma identidade subjetiva do Ser para o trabalho, para o lazer, para a criatividade e para a consciência de ser saudável, e:
Considerando a Educação Física e o Esporte Escolar como partes integrantes e fundamentais no processo educativo, capazes de proporcionarem experiências significativas para o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões;
Considerando que as aulas de Educação Física e Esporte Escolar, ministradas por profissionais de Educação Física habilitados de acordo com a legislação vigente em nosso país, melhoram a aprendizagem e rendimento escolar, aumentam o nível de concentração e melhoraram os indicadores de saúde;
Considerando que a prática contínua da Educação Física e Esporte Escolar contribuem na melhoria da qualidade de vida das pessoas;
Considerando que se faz necessário efetivar-se no cotidiano escolar os princípios emanados da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96) para assegurar que estudantes atendidos pelo Sistema de Educação Nacional recebam a necessária atenção em relação à educação integral a que têm direito;
Considerando ser missão do Estado desenvolver políticas públicas para promoção esportiva, cultural e social da população brasileira.
O Seminário de Educação Física e Esporte Escolar: da formação à competição, associado às ações do “Ano da Educação Física Escolar”, cumprindo sua missão de zelar para que as ações relacionadas à prática de Educação Física e Esporte Escolar sejam oferecidos à sociedade brasileira com qualidade e segurança propõe: Brasília, 13 de maio de 2009.
Plenária de Encerramento do Seminário Educação Física e Esporte Escolar: da formação à competição.
- Integrar recursos públicos e privados para otimizar a criação, ampliação e manutenção de espaços específicos e adequados para o pleno desenvolvimento das aulas de Educação Física e do Esporte Escolar;
- Viabilizar a obrigatoriedade da atuação do profissional de Educação Física como professor em todos os níveis, ciclos ou series da educação básica;
- Assegurar que a disciplina Educação Física seja ofertada, no mínimo, em três aulas semanais;
- Adotar medidas de urgência no sentido de coibir a substituição das aulas de Educação Física Escolar por outras atividades extracurriculares;
- Desenvolver políticas públicas para formação continuada dos profissionais de educação física que atuam no Sistema de Ensino;
- Destinar carga horária específica para Treinamento do Esporte Escolar;
- Assegurar que os programas e projetos federais dos Ministérios da
Educação e do Esporte, obrigatoriamente, sejam operacionalizados por profissionais de Educação Física;
- Constituir um grupo de trabalho sob direção da Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte com o conjunto de setores envolvidos para a definição de um modelo e de um sistema de jogos e competições escolares;
- Organizar um amplo processo de debate sob a coordenação da Comissão de Turismo e Desporto, que realizará audiências públicas para tratar da matéria.
Este documento foi aprovado e sistematizado por representante de vários estados. O Acre não estava lá. Como na comissão de Esporte e turismo não representante do acre, que pena, é por isso que o esporte aqui é assim.

14 comentários:

Anônimo disse...

Castro, você que sempre defende a Educação Física, como um componente de fundamental importancia na Escola, agora, pode se alegrar.

Anônimo disse...

amigo, o que é interessante é que não tinha nenhum representante do acre neste seminário em Brasília, outro fato, é que não tem nenhum deputado do Acre na comissão de Esporte da camara Federal! Os governos do Acre não estão muito interessado no esporte não. Que pena! que aqui tudo é atrasado, enquanto os outros estados se desenvolve através do esporte, os Governo do Acre fazem vistas curtas.

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...

olha, amigos anônimos,Realmente o Esporte aqui não está bem desenvolvido, mas estamos avançando, devagar subindo o rio a canoa, mas vamos.
a base do esporte está na escola, se o aluno tiver uma Educação Física de Qualidade, ele certamente terá um desenvolvimento motor saudável, será um adulto ativo, terá menos problemas de saúde e ajudará o seu estado economizando com remédios e internações.
mas o pior cego é aquele que não quer ver.
um abraço a todos,

Anônimo disse...

Castro, o que mais se ver nas famílias de clase média é criança gordinha, e você disse neste seu blog, que uma crianã obesa é sinônimo de um adulto obeso, certo? então, a escola precisa orientar seus alunos em relação a obesidade infantil, e a educação física da escola é a disciplina que faz com que eles reconheçam isto e criem hábitos saudáveis.

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...

É, naverdade, é através da Educação Física, que a criança reconhece seu corpo, suas limitaçoes e habilidades motoras. além de uma Educação para a Saúde, que é passada pela educação Física Escolar. Então o Profissional de Educação Física que não souber ensinar isso não está habilitado.

o melhor do quinari a gente mostra!!! disse...

o esporte aqui precisa de mais destaque de mais resultado.mais trofeu mais titulos ,mais só que eles sozinhos não conseguem fazer tudo,por isso os governos teriam que dar mais apoio.esporte é markenting para o estado e markenting é mais turistas e mais turistas aqui é mais dinheiro para as obras publicas e mais obras publicas é mais emprego e melhor qualidade de vida.

o melhor do quinari a gente mostra!!! disse...

o esporte desenvolve um estado sim,pois quando gera resultados gera propaganda e quando gera propaganda,traz mais turistas e com mais turistas é mais dinheiro e por ai vai.
más os atletas precisam é de mais apoio do governo para poderem ter resultados.
Cuba é um exemplo a ser copiado,la a criança quando entra na escola na primeira série ela escolhe qual esporte vai querrrer treinar,caso queira trocar no futuro tudo bem.estuda um periodo e traina outro,eu sei que nem todos nós temos aptidão para a pratica de esportes visando resultados.
Más é ai que ta,o sonho da escola de peiodo integral é só um sonho,creio eu que nunca aconteça,alias não seria nem viavel acontecer.
Más a solução é o centro de educação unificada,em uma cidade como o Quinari seria perfeito acontecer.
A criança estuda um periodo,no outro vai para o centro,onde treina e faz cursos,se diverte e aprende.
Condições temos,dinheiro para isso temos uma parte,a outra parte viria de emendas,dinheiro para manter temos,vontade dos governantes não temos.
O dia em que um governante acordar e dizer"eu vou fazer tudo que puder para mudar o mundo"nós teremos um lugar melhor para vivermos.
vamos esperar e um dia teremos um mundo melhor.
PATRICK LEON.

Anônimo disse...

Castro:

Gostaria que toda as administrações publícas pudesse ver o profissional que você é. Independente de questões política partidária. Sei de sua luta por uma melhor consciência do cidadão para viver melhor com a prática de exercício.
O que você faz não é por uma questão de se dar bem financeiramente, pois na questão de estabilidade você conseguiu através de sua capacidade.

O que quero dizer é que você deveria ser aproveitado, não só como professor que você, é, com muita competência, acho que você deveria ter uma pasta onde você pudesse colocar em prática tudo de bom que poderás fazer para esta cidade.

Abs.

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...

Caro Patrick, admiro muito você pela visão ampla que tens das coisas, seus pais devem ter muito orgulho de você.Fico feliz por pessoas de visão e inteligencia como você, postem comentários no meu blog.
olha Patrick, pra se promover o esporte não se gasta muito, é necessário apenas boa vontade.
Voce está corretíssimo, com o esporte se promove mais saúde, as lojas de calçados vendem mais tenis, mais roupas esportiva, aumenta o turismo fazendo com que o comercio venda mais, se eleva a auto-estima do povo e muito mais.
um grande abraço patrick

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...

Amigo Simei, fico muito feliz com seu comentário, lhe agradeço de coração, sei que você fala com o coração aberto.
desejo-lhes muita Felicidade, Saúde e Sucesso.
abraços.

Anônimo disse...

Castro:

Sobre a pessoa que comentou no meu blog e você perguntou quem era, deixei lá mesmo o endereço dele e de outros amigos que tenho. Passe lá e de uma olhadinha.

Abs.

Anônimo disse...

Castro:

Vi que você conseguiu postar lá no Blog da Aliz(zinha). Legal, como já te disse, ela é uma grande pessoa de uma sensibilidade incrível, sem contar grande profissional do jornalismo que promete ser diferente de dos atuais que faze, da profissão meios de suas conviniências não se preocupando com o bom "informar".

Gostei da nova cara do seu Blog.

Abs.

o melhor do quinari a gente mostra!!! disse...

Castro muito obrigado pela consideração,más castro é impressão minha ou o seu blog esta de cara nova?
percebi um monte de coisas diferentes no seu blog,parabéns ficou muito bonito.
e convido a todos a visitarem o meu blog tambem.
quinarinoar.blogspot.com

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...

É meu amigo patrick, graças a você estou aprendendo a mexer no blog.
Valeu! obrigado.