sábado, 16 de maio de 2009

CORAÇÃO E EXERCÍCIOS FÍSICOS - CUIDADO!

Com o verão aumentam os praticantes esporádicos de Atividades Fsicas. O clima estimula a vaidade, pela maior exibição das curvas, e eleva a disposição de "malhar", jogar futebol, fazer uma caminhada ou optar por Exercícios na água. Porém, para os sedentários, se aventurar nessas práticas sem o preparo ideal pode ser mais perigoso para o coração do que permanecer parado.
O Exercício Físico demanda uma maior necessidade de nutrientes e oxigênio nos músculos do corpo, o que vai exigir do coração um desempenho maior. O órgão terá que bater mais vezes por minuto causando taquicardia. Outro motivo para a taquicardia, a desidratação, que reduz o volume de sangue circulante. "O coração acaba batendo mais para compensar essa diminuição". Em virtude desses fatores, o mais indicado antes de iniciar uma Atividade Física é que as pessoas procurem um médico para saber se o coração está saudável, e um Profissional de Educação Física Habilitado, caso contrário a sobrecarga pode resultar em paradas cardíacas, infarto do miocárdio e arritmias graves. "O coração também pode ter outros problemas.
Manter-se hidratado, ingerindo líquidos antes, durante e após o exercício também é uma forma de aliviar o trabalho para o coração. A água participa de todos os processos metabólicos. Além disso, para amenizar o calor que dilata os vasos e a perca de líquido é importante buscar locais arejados e ao abrigo do sol forte ou horários mais apropriados, início e final do dia, para fazer Atividade Física.
A regularidade dos exercícios e a adaptação sem pressa também são importantes para garantir a saúde do coração.
Os praticantes de futebol de final de semana, que no restante dos dias são sedentários, por exemplo, devem ficar atentos. Se o coração estiver saudável e o esforço no jogo for moderado pode não haver problema. Porém, o ideal é que a Atividade Física ocorra no mínimo, 3 vezes na semana.
A demanda de esforço do coração entre os sedentários é maior do que entre os que praticam Atividades Físicas regularmente. Isso porque, com a prática de Exercícios, o coração se torna mais eficiente, conseguindo bombear mais sangue a cada batimento. Portanto o órgão não precisa bater tantas vezes, o que evita a taquicardia. É importante não iniciar as Atividades Físicas de forma rápida, querendo saltar do sedentarismo direto para o atletismo.
Francisco Castro Nunes
Profissional de Educação Física "Especialista em exercício Físico na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida".

4 comentários:

Dr. Eduardo Cabral disse...

MUITO LEGAL ESTE BLOG. PRESTA INFORMAÇÕES IMPORTANTÍSSIMA.
CASTRO, ISSO QUE VOCÊ ORIENTA É MUITO IMPORTANTE! CONHEÇO PESSOAS QUE TIVERAM PROBLEMAS COMO DESMAIO, DERRAME, ATAQUE CARDÍACOS E OUTRAS COMPLICAÇÕES FAZENDO EXERCÍCIOS. NÃO É QUE EXERCÍCIOS FAÇA MAL. É A PESSOA QUE NÃO SABE PERCEBER AS CONDIÇÕES DO PRÓPRIO CORPO, E FAZ UMA ATIVIDADE MUITO INTENSA.
Dr. EDUARDO CABRAL

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...

Dr. Eduardo, primeiro quero agradecer pela honra de visitar este blog.sinto-me mais feliz quando recebo comentários de pessoas e de profissionais como o senhor.
mas, isto que o senhor falou, sou conhecedor tambem. sempre que prescrevo um programa de Exercícios, dou atenção redobrada ao coração, faço uma avaliação detalhada do sistema cardiovascular e neuromuscular, para em seguida fazer a prescrição de exercícios.
um grande Abraço e Sucesso!

Anônimo disse...

puxa! isso é muito importante. às vezes no domingo ia bater pelada e corria muito, na segunda estava quebrado, sentia até febre e não sabia por que. devia ser por causa dos excessos do final de semana.
Valeu Castro, é mais uma que aprendo.