sábado, 26 de julho de 2008

A importância do Exercício Físico para a manutenção da Saúde
26/072008 - Francisco Castro Nunes
Cada dia que passa o cotidiano das pessoas vai se transformando, sendo tomado por trabalho, responsabilidades familiares, tarefas paralelas, etc. Parece não sobrar tempo para o bem mais importante de um ser humano – SUA SAÚDE. Os níveis de stress são cada vez maiores, tudo parece nos irritar: trabalho, trânsito, preços e até mesmo nossos parentes ou pessoas de nossa estreita relação. Manter um ESTILO de vida SAUDÁVEL é muito importante para amenizar esse stress tão comum em nossos dias. Isso começa por manter hábitos saudáveis; tanto no cotidiano-trabalho, lazer, vida familiar, quanto na alimentação.
· Redução do nível de stress: Através de atividades como caminhadas orientadas, Exercícios localizados, bicicleta, dança ou outro esporte que o faça sentir-se bem, libera-se a agressividade; pois são atividades intensas e estimulantes. Por outro lado existem também as aulas relaxantes, como o alongamento, que deixam o corpo e a mente mais tranqüilos e centrados.
· Redução do risco de doenças cardiovasculares: As grandes empresas de hoje incentivam seus funcionários a praticarem atividade física e até mesmo criam programas de atividade dentro da empresa, como é o caso do grupo Pão de Açúcar do Empresário Abílio Diniz. Isso acontece por um simples motivo: quem pratica atividade física adoece com menos freqüência. Ela nivela os níveis de colesterol e glicose do corpo, reduz a freqüência cardíaca basal, nivela a pressão arterial, aumenta a agilidade, o equilíbrio e a auto estima.
· Melhora da postura: com os avanços Tecnológicos, A maioria dos trabalhos são estáticos, sedentários. Ficar em uma mesma posição durante a jornada de trabalho compromete toda boa postura. Com a atividade física, existe o estímulo das áreas dorsais e abdominais, responsáveis por manter nosso corpo equilibrado e alinhado. Evitando assim dores na coluna.
Exercício é qualidade de vida, melhora a mente. Hoje, existe uma porção muito grande de atividades. “O importante é descobrir o que gosta - fazer o que lhe dá prazer, no horário em que lhe agrada".
Portanto a atividade física só traz benefícios para a vida do ser humano. Pratique exercícios orientados por um profissional de Educação Física.

Nenhum comentário: