quinta-feira, 7 de junho de 2012

O Profissional de Educação Física faz a diferença na vida da população Brasileira

Estou aqui  repetindo o pronunciamento de uma deputada, colega de Profissão de Goiás, postado no site do confef.

Profissional de Educação Física, a deputada federal Flávia Morais publicou este artigo na edição mais recente do informativo da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara de Deputados. Leia na íntegra:

Com a escolha do Brasil para sediar as principais competições esportivas mundiais, como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos, e com a cobrança da sociedade para que nossos jovens tenham oportunidade e incentivos para a prática esportiva, o profissional de educação física entrou em ascensão.

A prática orientanda de exercícios, respeitando a condição física de cada pessoa, o melhor condicionamento físico, o bem-estar e a qualidade de vida são metas perseguidas por grande parte da sociedade brasileira, mas que só podem ser concretizadas com a orientação de um profissional de Educação Física.

A regulamentação do profissional de Educação Física, concomitantemente com a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Educação Física, no ano de 1998, contribuiu muito para a profissionalização, reconhecimento e valorização dessa categoria, o que trouxe muitos avanços ao esporte. O profissional de Educação Física é responsável pela iniciação e formação da base no esporte, e em muitos casos estão envolvidos na transformação dos jovens em atletas. 

É indispensável uma boa formação profissional para executar qualquer trabalho na área. No curso de Educação Física, o estudante tem contato direto com disciplinas voltadas para o conhecimento do ser humano, da sociedade e das técnicas referentes à atuação profissional na área. Credenciado, o profissional de Educação Física atua como um multieducador, preocupado com a complexidade que caracteriza desde os alunos até os esportistas de médio e alto rendimento.

Com a inserção das práticas de atividades físicas, esportivas e de lazer na vida das pessoas, o mercado de trabalho para essa categoria se tornou promissor, ampliando-se dos espaços tradicionais das academias e escolas para as áreas da saúde e turismo.

A contribuição do profissional de Educação Física é indispensável, na vida moderna, para inserção social por intermédio do esporte e para formação de uma geração mais cidadã.

Formada em Educação Física, a deputada Flávia Morais PDT/GO, destaca sua atuação como 2ª secretária da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano, que tem o objetivo de promover o debate entre o governo federal, o Legislativo e as entidades de classe, visando deixar um legado à população brasileira maior que as obras dos grandes eventos esportivos, garantindo o direito constitucional de amplo acesso à prática de atividades físicas e esportivas orientadas por profissionais habilitados e qualificados.


Nenhum comentário: