quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PESQUISA MOSTRA QUE A MAIORIA DOS BRASIELIROS ESTÁ LONGE DOS ESPORTES


Publicada em: 11/10/2011 às 10h58m
Autor: Comunicação - CONFEF

Maioria dos brasileiros está longe dos esportes


Embora o país esteja prestes a receber dois dos maiores eventos mundiais do esporte -as Olimpíadas e a Copa do Mundo-, 62,6% dos brasileiros não praticam nenhuma de suas modalidades.

A conclusão é de um estudo feito pela consultoria de marketing esportivo Sport+Markt, que entrevistou mais de 46 mil pessoas em todos os Estados do país.

E, se o brasileiro anda sedentário, a situação da brasileira é ainda mais preocupante. Apenas 27,6% das mulheres fazem regularmente algum tipo de esporte.

"Muitas mulheres ainda dedicam parte do seu dia a outros afazeres, como cuidar da casa e da família, o que acaba se refletindo no resultado final", disse Cesar Gualdani, sócio-diretor da empresa, com base no que a equipe da pesquisa ouviu de justificativa das participantes.

Além do gênero, o nível econômico e a faixa etária também influenciam na prática esportiva. O estudo mostrou que as pessoas mais ativas são as que têm condição financeira mais elevada.

O Sul é a região proporcionalmente com a maior quantidade de pessoas praticando esportes, quase 54% dos homens e 32% das mulheres. Entre os homens, a cidade de São Paulo ocupa a terceira posição na lista das capitais mais esportivas. Com 54,5% deles praticando alguma modalidade, fica atrás apenas de Porto Alegre (61%) e de Florianópolis (54,9%).

As mulheres paulistanas não são tão ativas -com 25,6%, a cidade ocupa a nona posição na lista encabeçada por Florianópolis, que tem Santos na sétima posição.

Apesar das praias, as cariocas ocupam apenas a 15ª colocação no ranking. "Esse resultado é preocupante. A obesidade hoje é uma epidemia no Brasil. Precisamos aproveitar a visibilidade dos grandes eventos esportivos para divulgar a importância de se exercitar", disse Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física.

Como esperado, futebol lidera com folga a preferência nacional

O futebol reina absoluto entre os esportes mais praticados no país. Sua versão "tradicional" -de campo- é praticada por 11,6% dos brasileiros e lidera a lista das modalidades favoritas.

O futsal vem logo atrás, na terceira posição, praticado por 6,4% das pessoas. O chamado futebol society (jogado em grama sintética e com sete jogadores) ocupa a quinta colocação, com 2,8%.

Apesar do domínio da bola no pódio, a corrida e a caminhada também mostraram sua força. Agrupadas na mesma categoria que o atletismo, as modalidades estão na vice-liderança, sendo praticadas por 6,5% dos brasileiros.

Considerando só as mulheres, o grupo corrida/caminhada/atletismo é o mais praticado e lidera com folga em todas as regiões do país. "Corrida e caminhada são mais simples de começar porque não precisam de uma grande estrutura material ou de aparelhos", avalia Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física.

Ele alerta, porém, que apesar da aparente simplicidade é importante ter orientação de um profissional. "Se mal executados, esses exercícios podem facilmente provocar uma lesão", disse.

De acordo com Steinhilber, do ponto de vista da saúde, não existe uma modalidade melhor do que a outra. Alguns esportes, como o remo e a natação, no entanto, são mais completos porque trabalham praticamente todos os grupos musculares. Enquanto a natação é praticada por apenas 1,7% dos brasileiros, o remo não tem nem um lugar só seu na lista. Ele aparece agrupado em "outros", que são praticados por 2,5% das pessoas.

Capital do skate

São Paulo é a cidade onde há mais gente andando de skate, com 1,2% de adeptos. "São Paulo tem essas características urbanas que favorecem o esporte", explica Cesar Gualdani, da Sport+Markt, a consultoria que realizou o estudo.

Santos, no litoral paulista, é a cidade que tem proporcionalmente mais surfistas (2,9%). Já Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, é a cidade com mais homens jogando basquete.

Fonte: Folha de S. Paulo


3 comentários:

Anônimo disse...

CASTRO, GOSTO MUITO DAS INFORMAÇÕES QUE PÔE EM SEU BLOG. VOCÊ ESTÁ SEMPRE FAZENDO ALGUMA COISA PARA AJUDAR AS PESSOAS A MELHORAR A SAÚDE E O BEM ESTAR. PARABENS PELA ESCOLINHA DE FUTEBOL DO BANGÚ.
UM ABRAÇO,
SEU AMIGO VANDERLEI.

Anônimo disse...

Parabéns! Castro, vc está fazendo sua parte aí no Quinarí, incentivando essas crianças a praticar esporte com a escolinha de futebol do bangu. Parabens ao Quinarí ter um Profissional dedicado e comprometido como você.
A prefeitura do quinarí está ganhando muito com seu trabalho.
Eduardo Montes.

CASTROPERSONALTRAINER disse...

Amigo Vanderlei, Escolhi a profissão que faz as pessoas viverem mais e melhor. Estou apenas fazendo a minha parte, que é servi as pessoas de bem.

Eduardo, a prefeitura do Quinarí, não contribui com o nosso trabalho. pelo contrário, eles "tentam" atrapalhar.
Se você não sabe, não estou mais como secretário. pedi pra sair.

Desejo felicidade a todos e muito Sucesso!
Seu amigo Castro.