domingo, 24 de abril de 2011

Vigitel 2010: 14,2% dos brasileiros são sedentários

A maioria dos governos sabem que o Exercício Físico é a forma mais econômica, mas saudável e mais eficaz para se evitar e reverter as doenças que mais aflinge a humanidade. sabem tambem que o sedentrismo e a obesidade matam mais que qualquer outra enfermidade, ser sedentário é mais prejudicial do que ser fumante.
Não consigo entender porque continuam investindo nas doenças. deve ser porque ganham mais com as doenças do que com a saúde. Pra eles, é mais lucrativo ter um monte de gente doente do que saudável, vem mais dinheiro pra comprar remédio do que pra programas de promoção e manutenção da Saúde. então vido dinheiro pra comprar remédio os governos pode deixar de compra uma parte e desviar os restante daverba, e o paciente que gaste do seu próprio bolso.

O Ministério da Saúde divulgou no dia 18 de abril (segunda-feira) os dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que em 2010 entrevistou 54.339 adultos, nas 27 capitais. O Vigitel é realizado anualmente, desde 2006, pelo Ministério, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP).
O Vigitel 2010 mostrou que 14,2% dos adultos são sedentários, ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, no deslocamento diário ou em atividades como a limpeza da casa e trabalho pesado. Outro indicador de sedentarismo é ver televisão por mais de três horas ao dia, hábito referido por 30,2% dos homens e 26,5% das mulheres.


Além disso, apenas 14,9% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção nos homens (18,6%) em relação às mulheres (11,7%). A OMS recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, em cinco ou mais dias por semana. “Por isso, o Ministério da Saúde têm priorizado ações educativas para promoção da saúde e da atividade física”, afirma Deborah Malta, coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário: