terça-feira, 29 de março de 2011

Atividade física diária melhora a autoestima das crianças e protege contra a depressão.

Corrida e esportes, como basquete e futebol, promovem o bem-estar das crianças.
Mais tempo de exercício diário resultam em aumento dos benefícios, aponta pesquisa.


Um estudo que acompanhou mais de 200 crianças com sobrepeso e sedentárias, entre idades de 7 e 11 anos, mostrou que entre 20 e 40 minutos de exercícios diários pode contribuir para a diminuição das chances de desenvolver depressão e aumentar consideravelmente a autoestima.

Os pesquisadores da Universidade de Ciências da Saúde da Georgia, EUA, afirmam que o estudo – que acompanhou essas crianças durante 13 semanas consecutivas – é o primeiro a demonstrar os benefícios que uma dose mínima de exercícios traz para combater para os sintomas da depressão e desenvolvimento de uma autoavaliação positiva de crianças. Mas os pesquisadores enfatizam: quanto mais tempo de exercício diário, melhor.

“Simplesmente levantar-se e fazer alguma atividade aeróbica mudou a relação que essas crianças sentiam sobre si mesmas”, diz Karen Petty, principal autora do estudo. “E o mais impressionante, as crianças envolvidas no estudo chegaram às mesmas percepções.”

Jogos, brincadeiras e esportes coletivos

A pesquisa focou atividades que fosse divertidas e que aumentassem a frequência cardíaca, como jogos envolvendo corrida, pular corda, basquete e futebol, e que normalmente combinam pequenos momentos de alta intensidade de exercício e períodos de leve descanso, sem interromper totalmente a atividade.

Os participantes avaliavam positivamente seus sentimentos sobre si próprios após cada sessão de exercícios. “Se você se sente melhor sobre você mesmo, é provável que isso se reflita no rendimento escolar, e talvez essas crianças possam até mesmo prestar mais atenção na aula”, diz Petty que, junto com sua equipe, analisou os dados.

Catherine Davis, outra pesquisadora envolvida no estudo, também comprovou que as atividades físicas não só melhoram o condicionamento físico e diminuem a gordura no corpo, mas também reduz o risco de diabetes dessas crianças, melhora a cognição e as deixa menos agressivas. “Nosso bem estar mental e físico estão interligados”, diz Davis. “O estudo mostra os benefícios de exercícios em qualquer idade.”

Os pesquisadores agora acompanham um outro grupo de crianças, que deverão ser observadas por, no mínimo, 8 meses. Eles procuram confirmar os dados da primeira pesquisa e controlar fatores que corroborem que foi o exercício, e não a atenção extra durante as sessões, que fez a diferença. Uma hipótese provável é que a combinação de ambos os fatores, além da interação social, são importantes para uma melhor imagem que essas crianças têm de si próprias.
A Tribuna News.com

Um comentário:

Tião Ribeiro disse...

PARABÉNS PELO BLOG, JÁ ESTOU LHE SEGUINDO E VOU RECOMENDAR SEU BLOG, CONTINUEM ATUALIZANDO. ME SEGUE TAMBÉM.
BLZ...